Detalhes e Critérios

Chamada para Seleção de Pesquisadores recém-doutores para o Workshop Internacional:

Becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and the UK

O programa Reseacher Links, promovido pelo Newton Fund, British Council e FAPESP, abre este edital para selecionar 11 pesquisadores recém-doutores em Educação Especial ou áreas afins, vinculados a instituições de Educação Superior do Estado de São Paulo, para participarem das atividades previstas no Workshop Internacional em questão.

O evento será realizado na Universidade Federal de São Carlos, São Carlos-SP, entre 12 e 14 de Março de 2015, e será coordenado pelo Prof. Dr. Richard Rose, da University of Northampton (Reino Unido) e pela Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes, da Universidade Federal de São Carlos (Brasil). Além dos coordenadores, contar-se-á com a ativa colaboração de quatro pesquisadores seniores (mentores): Profa. Dra. Cristina Devecchi (University of Northampton), Profa. Dra. Liz Todd (Newcastle University), Profa. Dra. Maria Amélia Almeida e Profa. Dra. Cristina Bróglia Feitosa de Lacerda (Universidade Federal de São Carlos).

Para candidatar-se a esta iniciativa, convidamos recém-doutores (Early Career Researchers – ECRs) da Inglaterra e do Estado de São Paulo (Brasil) interessados a inscreverem-se preenchendo o Formulário Online, em Português ou Inglês (preferência para inglês, o que NÃO influenciará na seleção prévia dos candidatos), até o dia 24 de Novembro de 2014. Os candidatos serão avaliados segundo os seguintes critérios:

  1. a) ter concluído o doutorado há menos de 10 anos;
  2. b) estar vinculado(a) a instituições de Educação Superior;
  3. c) ser pesquisador(a) na área da Educação Especial e Inclusiva e estar interessado em enquadrar-se num dos Grupos Temáticos descritos a seguir (no formulário, indicar 1ª e 2ª opções):

GT 01 – Identificação e avaliação da deficiência e necessidades educacionais especiais: enfrentando tensões entre a invisibilidade e “super-identificação”.

GT 02 – Incluindo crianças nas escolas: práticas baseadas em evidências.

GT 03 – Evidências da sala de aula: os professores criando ambientes inclusivos eficazes.

GT 04 – Investigando abordagens interdisciplinares para a inclusão: trabalhando com profissionais fora das escolas.

GT 05 – Elaborando uma agenda mais visível: a pesquisa influenciando em mudanças políticas.

Após pré-seleção, os candidatos serão solicitados a enviar um abstract estendido de duas páginas, em inglês, sobre sua possível apresentação durante a participação em um dos GTs do Workshop.

Em base aos mesmos critérios adotados para a seleção dos pesquisadores brasileiros, outros 11 participantes do Reino Unido serão selecionados por comissão ad-hoc daquele país e, no total, todos os 22 membros terão hospedagem, passagens e diárias totalmente custeadas durante o evento pelo Programa Researcher Links.

Para obter informações adicionais relacionadas a esta seleção e ao evento, os interessados são bem-vindos em contatar-nos clicando AQUI.

rodape