Dinâmica das Atividades

Detalhes da Dinâmica do Workshop

Os 3 dias do Workshop “Becoming visible: comparing inclusive and special education policies, practices and research in Brazil and UK” reunirá 30 pesquisadores (6 seniores e 24 recém-doutores) igualmente provenientes da Inglaterra e do Brasil. Os principais objetivos do evento são:

  1. promover uma melhor compreensão das questões relacionadas à inclusão educacional de crianças com deficiência e necessidades educativas especiais.
  2. fornecer um fórum desafiador, mas com apoio, para o debate, a inovação e o desenvolvimento profissional dos pesquisadores recém-doutores (ECRs) de ambos os países.
  3. propiciar a pesquisadores seniores a oportunidade de orientar e colaborar com a futura geração de pesquisadores com o objetivo de identificarem, juntos, meios de garantir o acesso e a plena participação do público-alvo da Educação Especial nos contextos educacionais e demais esferas da sociedade.
  4. ser um ponto de referência, divulgação e empoderamento para pais, professores, outros profissionais e políticos do Brasil e no Reino Unido.

Mais detalhadamente, as atividades do evento compreendem:

  1. a) uma sessão de abertura com a participação de ambos os representantes do Ministério da Educação do Brasil e do British Council;
  2. b) 02 palestras (apresentadas pelos coordenadores Brasileiro e Britânico, respectivamente);
  3. c) 05 sessões de Comunicação Oral, coordenadas pelos mentores, com a finalidade de disseminar a pesquisa dos recém-doutores em base a cinco áreas-chave previamente definidas e relacionadas à inclusão e à deficiência;
  4. d) 01 Grupo de Trabalho, possibilitando recém-doutores e mentores a exporem suas aspirações e a planejarem suas relações mútuas de trabalho;
  5. e) 02 Sessões Paralelas de Grupos de Trabalho Interativas, coordenadas pelos mentores – Metodologias para pesquisas sobre Educação Especial e Inclusiva; desenvolvimento profissional e progressão de carreira;
  6. f) 01 Sessão com o representante do British Council, em que apresentará oportunidades de financiamento para pesquisa e intercâmbios internacionais para alunos de graduação, de pós-graduação, pesquisadores recém-doutores e professores;
  7. g) 01 sessão de pôster, com a participação de professores, estudantes, famílias e pessoas com deficiência locais, a fim de apresentar à delegação britânica alguns exemplos inerentes à realidade brasileira;
  8. h) 02 encontros reflexivos paralelos – um deles será direcionado a possibilitar os recém-doutores a trocarem experiências, a exporem suas aspirações e sugestões para futura colaboração; o outro será para mentores e coordenadores para refletirem sobre planejamentos futuros para o estabelecimento de efetiva colaboração internacional.
  9. i) 02 Sessões plenárias de encerramento e definição de planos futuros para difusão de projetos e resultados e para o estabelecimento da sustentabilidade da rede de pesquisadores.

Breve Programação

11 de Março – Chegada das delegações brasileira e inglesa em São Carlos e Jantar de boas-vindas.

Dia 1 – 12 de Março
Credenciamento
Abertura Oficial
Palestra – Prof. Enicéia Mendes
Workshop
Almoço e visita às dependências da UFSCar
Sessão de Comunicação Oral #01
Sessão de Comunicação Oral #02

Dia 2 – 13 de Março
Grupo de Trabalho e Sessão Paralela com Mentores #01
Coffee break
Grupo de Trabalho e Sessão Paralela com Mentores #02
Almoço
Sessão de Comunicação Oral #03
Sessão de Pôsteres
Encontros: 1- Entre Recém-Doutores; 2- Entre Coordenadores e Mentores
Jantar Social

Dia 3 – 14 de Março
Palestra – Prof. Richard Rose
Sessão de Comunicação Oral #04
Almoço e networking
Sessão de Comunicação Oral #05
Grupo de Trabalho #03
Encerramento

Detalhes da Intervenção dos Palestrantes

12 de Março – Observatório Nacional de Educação Especial: resultados preliminares de um Estudo Nacional em rede sobre Políticas em Educação Inclusiva – Profa. Dra. Enicéia Gonçalves Mendes (UFSCar).

14 de Março – Aprendendo uns com os outros: respeitando diferenças culturais em agendas internacionais – Prof. Dr. Richard Rose (University of Northampton).

Detalhes das Sessões de Comunicação Oral

Sessão de Comunicação Oral 01 – Identificação e avaliação da deficiência e necessidades educacionais especiais: Uma problemática que tem se configurado como o centro de discussão de várias pesquisas e que tem significativas implicações sobre as políticas e as práticas pedagógicas tem sido sobre como identificar as deficiências e as dificuldades de aprendizagem dos alunos. Tais sistemas podem ajudar ou dificultar esse processo? Como os dois países tem realizado esse processo e em que aspectos são comparáveis?

Sessão de Comunicação Oral 02 – Incluindo crianças nas escolas: evidências baseadas nas práticas: Propostas desenvolvidas a partir de estudos de base empírica e prática, com foco no papel das escolas são bem-vindos nesta sessão, em que será possível fomentar comparações entre a prática escolar no Brasil e no Reino Unido com o objetivo de possibilitar de compartilhar estratégias de boas-práticas e aprender uns com os outros.

Sessão de Comunicação Oral 03 – Evidências de salas de aula: professores criando efetivos ambientes inclusivos: Propostas com o foco nas práticas em sala de aula, explorando-se estratégias de ensino e pedagógicas, incluindo atitudes colaborativas e tutoria entre pares, são bem vindas.

Sessão de Comunicação Oral 04 – Investigando abordagens interdisciplinares para a promoção da inclusão: trabalhando com profissionais extra-escolares: Entendendo-se que a inclusão requer uma abordagem multidisciplinar que forneça os serviços de saúde, educacionais e sociais necessários ao apoio da criança no seu processo de aprendizagem, serão bem vindas propostas de estudos que abordem o tema de colaboração multidisciplinar, bem como o envolvimento de pais.

Sessão de Comunicação Oral 05 – Tornando-se a agenda mais visível: a pesquisa influenciando mudanças na política: O debate sobre como a pesquisa pode influenciar a política é fundamental para assegurar que a investigação tenha um impacto social efetivo sobre a vida das pessoas que compõem o público-alvo da Educação Especial. Propostas de estudos que abordam este tema são bem-vindos.

Promogramação completa está disponível aqui

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