Mentores

Liz

Profa. Dra. Liz Todd

Professora em Educação Inclusiva, Newcastle University (Inglaterra)

Pesquisadora inglesa com ampla produção internacional, Liz é professora em Educação Inclusiva, Voce-diretora de pesquisa, Vice-Diretora da SOLE Central University research centre (no âmbito de tecnologias de aprendizagem), membro do centro de pesquisa de ensino-aprendizagem e Diretora de Engagement and Impact. Orientou mais de 20 teses de doutorado e atuou como mentora de diversas pesquisas de iniciação científica. Anteriormente, ocupou cargos na qualidade de professora e psicóloga educational em escolas e trabalhou como pesquisadora na University of South Pacific in Fiji, além de ter ocupado a posição de Professor Visitante na Stockholm Univerisity.

Online CV: http://www.ncl.ac.uk/ecls/staff/profile/liz.todd

Maria Amelia

Profa. Dra. Maria Amélia Almeida
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, UFSCar (Brasil)

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial – George Peabody College for Teachers (1980 – USA), PhD em Educação Especial – Vanderbilt University (1987- USA) e Pós-Doutorado em Educação Especial pela University of Georgia (2002). É professora Associada da Universidade Federal de São Carlos. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação Especial e do curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura em Educação Especial. Foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial durante os períodos de: 10/2002 a 10/2004; 10/2004 a 10/2006; 10/2006 a 04/2008. É Membro do Corpo Editorial do Journal of International Special Education e da Revista Brasileira de Educação Especial. Revisora de vários periódicos brasileiros. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE – Gestão: janeiro/2008 a dezembro/2009. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial-ABPEE – Gestão: janeiro/2004-dezembro/2005 e janeiro/2006-dezembro/2007. Realiza investigações na área de Educação Especial, com interesse em: deficiência intelectual, autismo, inclusão, profissionalização, comunicação alternativa, ensino e consultoria colaborativa. (Online CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797738E5).

Cristina

Profa. Dra. Cristina Devecchi
Professora Associada, University of Northampton (Inglaterra)

Foi escolhida como mentora do Workshop pelo seu conhecimento no campo da educação especial e inclusiva, particularmente no âmbito da organização escolar e na gestão de recursos humanos. Desenvolveu pesquisas na Inglaterra e em outros países. Atualmente é coordenadora de um projeto financiado pela União Européia relacionado à orientação a estudantes recém-egressos por meio de voluntariado e orientação (www.supportatschool.eu). Foi coordenadora do Grupo temático do Human Development and Capability Association onde pôde organizar seminários, workshops e acordos de cooperação internacional com outras instituições. Profa. Cristina Devecchi é vice-diretora do Centre for Special Needs Education and Research (CeSNER), responsável pela admissão e apoio de mais de 40 alunos de doutorado e pela gestão de seus orientadores. Atualmente é orientadora de 8 doutorandos, de recém-doutores e colegas no departamento de Initial Teacher Training e já foi mentora de um dos pós-doutorandos da UFSCar durante sua pesquisa de campo na Inglaterra. Além disso, possui já acordos oficiais de cooperação com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação. Atualmente é membro do British Educational Research Association.

Online CV: http://www.northampton.ac.uk/directories/people/cristina-devecchi

Cristina Broglia

Profa. Dra. Cristina Broglia Feitosa de Lacerda
Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, UFSCar (Brasil)

Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de São Paulo (1984), Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1992) e Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é professor Adjunto II da Universidade Federal de Sâo Carlos (UFSCar) no Curso de Licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs. Experiência na área da Fonoaudiologia, com ênfase em Surdez, e atuação na área educacional desde 1996 com estudos desenvolvidos na perspectiva histórico-cultural e nos pressupostos da abordagem enunciativo-discursiva. Assessoria a redes municipais de Educação para implantação e acompanhamento de Programa de Educação Inclusiva Bilíngüe em Piracicaba, Campinas, São Paulo e São Carlos. Interesse em pesquisa na atuação do Intérprete educacional de Língua de Sinais. Pós doutorado no Centro de Pesquisa Italiano (CNR ROMA) em 2003. Consultora de diversas agências de fomento e assessora para a área de surdez.Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial- PPGEEs.

Online CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4727377J5
rodape