Tema

A recente publicação da UNICEF (2013) sobre a situação da infância no mundo é dedicada aos direitos das crianças com deficiência em relação à educação e a uma vida significativa e produtiva. O relatório reforça a importância de se construir um sistema educacional baseado nos princípios fundamentais da inclusão, pautados no respeito dos direitos, das aspirações e do potencial de todas as crianças. Todavia, o documento também destaca como as limitações dos atuais dados estatísticos, da pesquisa, do conhecimento e das práticas concorrem, em âmbito internacional, na exclusão das crianças que compõem o público-alvo da Educação Especial tornando-as, consequentemente, “invisíveis” nas diversas esferas da sociedade. Além disso, fica evidenciada a marginalização daqueles que lidam diariamente com essa população no âmbito educacional pelo fato de, tradicionalmente, realizarem avaliações sobre diversos aspectos com foco em evidências de base predominantemente mensuráveis.

Como a inclusão está se tornando, em nível internacional, um princípio inerente à promoção de práticas pedagógicas eficazes, à melhoria da organização escolar e às provisões legais do Brasil e da Inglaterra, indica-se uma necessidade de se fazer um balanço do que foi conseguido até agora no âmbito da pesquisa e das práticas em Educação Especial e Inclusiva na Inglaterra e no Brasil. Em contrapartida, é evidente que a pesquisa educacional enfrenta obstáculos, seja pela escassez de financiamento, seja pelo crescimento do distanciamento entre as gerações de pesquisadores seniores e recém-doutores.

Nesse cenário, o Workshop é proposto em resposta ao apelo da UNICEF para a “visibilidade” e inclusão do público-alvo da Educação Especial, bem como por se considerar a evidente necessidade de se desenvolver competências práticas e de investigação. O evento, então, oferecerá aos pesquisadores seniores e aos recém-doutores a oportunidade de tornarem suas ideias e resultados de pesquisas visíveis, possibilitando-os momentos de debates, comparações e de proposição de estratégias inovadoras de inclusão escolar. Inerentemente a tais objetivos, esta será uma excelente oportunidade de desenvolvimento e consolidação das relações já estabelecidas entre a Universidade Federal de São Carlos e da Universidade de Northampton, por meio de definição de iniciativas comuns projetadas para o desenvolvimento e difusão de conhecimento de ponta, bem como para apoiar pesquisadores em início de carreira a trabalharem em equipe com pesquisadores seniores reconhecidos internacionalmente.
rodape